domingo, fevereiro 18

Pensamento=Sentimento

Sempre converso sobre sentimentos e do quanto essa “vida moderna” tem dificultado entender, apreciar e gozar das tais avalanches de sensações. Muitos de vocês que lêem minhas crônicas e me ajudam a entender um pouco do que falo (muitas vezes mais por divagação que por conhecer) com seus e-mails, scraps e comentários também mostram o mesmo inconformismo. Creio que tanto eu quanto você ainda não tínhamos pensado em uma razão pra toda essa imaturidade, essa leviandade e foi sem querer que ela caiu no meu colo.
O meu trabalho “normal” sempre me leva a conhecer novas pessoas, treiná-las, fazer delas vendedores de sonhos e em um desse treinamentos onde o público era da faixa etária de 17 até 19 anos, conversavamos sobre talento; então foi mostrada a eles fotos de celebridades reais (não esses retardados de big brothers): Mandela, Ghandi, Ayrton Senna e Einstein, então perguntamos quem eram essas pessoas. O único identificado foi o Senna e só por ser brasileiro. Agora você pode me perguntar: “E o que isso tem a ver com sentimento?” Tudo meus queridos, tudo.
Sentir é algo muito complexo, são milhares de coisas acontecendo ao mesmo tempo, diversos sabores, é preciso ter no mínimo capacidade de buscar entender, pra isso é preciso um mínimo de pensamento, de cultura, tudo o que está em extinção na nossa “sociedade do futuro”. Estamos sem memória e a pior parte é saber que quem vai comandar o mundo amanhã não sabe nada sobre nada, estou horrorizado com o estado mental dessa galera teen: Sabem quem apareceu nú na novela, quem está transando com a famosa da semana e não fazem a mínima idéia do que foi o AI-5.
Não é difícil entender porque a família tem se tornado uma instituição mais falida que nunca. Estar com alguém envolve outras coisas além dos peitos e do bíceps, precisa querer entender o outro, pra isso o mínimo de cultura, de saber pensar e é exatamente isso que essa cultura da produção a qualquer custo tem tirado de nós. O negócio é ficar cada vez mais parecido com uma máquina, executar mais e pensar menos, não é de admirar que conviver com outra pesoa esteja tão difícil, ao invés de se completarem elas competem, no lugar de amar apenas transam e o pior de tudo: nem se namora mais, se “fica”. Tudo orgânico, instinto, coisa de bicho mesmo, ser humano está cada vez mais difícil, afinal pra ser realmente um humano antes de mais nada é preciso pensar. Lembram que isso era o que nos tornava especiais, eis a resposta....
Aguardo seus e-mails.

P.S.: O Crônicas e Boemia tem agora uma comunidade no orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27350968

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Ronny, descobri o seu blogger curiosamente lendo as crônicas de Arnaldo Jabor,( que aliás, adoro) e fiquei maravilhada, com a suas crônicas tão expressivas.Nunca deixe de escrever, você é bom nisso e deve saber!Se puder me mandar algumas estarei á espera(cidovisk_hotmail.com)

Anônimo disse...

Primeiro, adorei a crônica e seundo queria deixar registrado o qto concordo com vc, é dificil hj encontrar seres humanos pensantes, o normal é a "pessoa" chegar pra te conhcer num lugar qq e logo depois de ouvir seu nome tentar ficar de uma vez, isso acaba comigo, com as relações interpessoais e com a possiblidade de um amor futuro, pq eu só amo o que admiro e se eu não conheço ou entendo (pq o outro não fala, não conversa) eu não posso admirar. Nunca tinha pensado neste aspecto mas realmente é preciso o mínimo de cultura para entender e amar o outro, com o esvaziamento da cultura na nossa sociedade a família, como vc citou, esta se transformando num aglomenrado de pessoas, q não se sentem juntas pra comer ou se sentam ligam a TV, q não interagem, não conversam, não se conhecem e por isso não se entendem, afinal como um pai vai discutir com o filho quem a famosa X esta namorando naquela semana, q como vc apontou bem é a "cultura" da nova geração. Bem é esse meu desabafo, até pq eu tbm escrevo e ultimamente pensei em fazer tbm um blog pra tormar publico meus devaneios, mas as vezes desanimo e me pergunto: Quem irá ler? Quem ira usar minhas experiencias em suas vidas?
um abraço